segunda-feira, 8 de abril de 2013

Literatura: O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick


EXTRA! EXTRA! A Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Nazistas!



Ok, Confesso que me senti acuado só de pensar em escrever sobre está obra um tanto quanto enigmática ( Pelo menos para mim ) porém Se Faz Necessário compartilhar com vocês meu queridos leitores, a minha humilde opinião sobre esta obra, Então vamos a sinopse:


Sinopse - O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick

Neste romance perturbador e surpreendente, publicado originalmente em 1962 e vencedor do Prêmio Hugo, Philip K. Dick apresenta um cenário sombrio: a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Nazistas. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Os negros são escravos. Os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados.
É nesse contexto assustador que se desenvolvem os dramas de vários personagens, cujas vidas acabam entrelaçadas pelos ditames do I Ching, o milenar oráculo chinês, e que se descobrem envolvidos em situações além de seu controle.
Considerado por muitos o melhor trabalho de Philip K. Dick, O Homem do Castelo Alto apresenta uma versão alternativa da história, revelando um olhar crítico e filosófico sob a condição humana.
E, antecipando filmes e seriados de sucesso, como Matrix e Lost, levanta a grande questão: "O que é a realidade, afinal?"


Ufa que sinopse! Antes uma breve explicação sobre o I Ching, que eu achei mal explicada na sinopse:

 Se trata de um livro contendo poemas, e ao lançar varetas ou moedas você chega a determinados números correspondentes aos poemas, algo como tentar prever o futuro, e os personagens tem o costume de procurar neste "amuleto" a saída de seus problemas, para mim o livro I Ching chega a ser um personagem na trama.

Vou falar a verdade, o livro é meio chato as vezes, e muito intrigante ao mesmo tempo te deixando confuso se quer ou não terminar de ler até o final.



Clique na imagem para ampliar, e entender o mundo "Germano-nipônico" do livro

A trama que mais me chamou a atenção foi a de Juliana ( Ex esposa de Frink ), uma professora de Judô que encontra um homem muito charmoso porém muito misterioso para ser simplesmente um galanteador comum, e Frank Frink um judeu que finge ser americano para não acabar morrendo nas mãos dos nazistas que controlam praticamente o mundo inteiro, Frank e Juliana se separaram devido a brigas e as marcas do passado de Juliana que ela não conseguiu superar, mas o ponto forte da trama gira involuntariamente ao redor destes dois de forma cômica ou triste dependendo das situações.

Gostei também do Nobusuke Tagomi  que é representante do comércio Japonês em são francisco ( Lembrem que neste livro o japão e a Alemanha praticamente absorveram a força americana e reinam soberanos ) por me interessar pela cultura japonesa e por já ter tido o privilégio de ter lido o livro Shogun de James Clavell ( Esse merece resenha XD ) acabei entendendo os dilemas do personagem e o motivo de suas tristezas e orgulhos ao se ver metido em uma trama politica "Japão X Alemanha" para tomada do poder universal ( O Japão e a Alemanha na verdade não são mais tão "aliados" como antes.

Temos também o Mr. Baynes", ou se preferirem Rudolf Wegener espião da Contra-Inteligência Naval do Reich, que finge ser um empresário industrial sueco em viagem para um encontro de negócios com o Sr.Tagomi. Este personagem juntamente com Nobusuke Tagomi, são responsáveis pela tensão do livro em grandes momentos.

Robert Childan é dono da loja  "Artesanato Artístico Americano", que vende  para colecionadores ( Os Japoneses são seus maiores clientes ) antiguidades americanas, Childan por estar sempre no meio de japoneses aprendeu a agir como eles, jogando fora quase toda sua cultura americana e substituindo pelos preceitos japoneses, e mesmo assim sempre sendo visto como "homem branco que perdeu a guerra" pelos japoneses, mas até quando Childan vai aguentar tudo isso? A resposta desta pergunta me fez ficar exultante com as atitudes deste personagem!

Fora essas tramas temos a morte do atual chanceler ( Na trama este cargo alemão tem quase o mesmo poder do Fuhrer Adolf Hitler que sofre de sífilis , ou já morreu não se sabe ) Martin Bormann, e outros lideres nazistas querem tomar o lugar de poder dele no Reich se torando assim "Donos do mundo".

Entre tantas tramas dentro do livro temos o "Homem do Castelo Alto" um escritor que escreve um livro chamado "The Grasshopper Lies Heavy" onde os Americanos ganham a guerra, o que deixa os alemães  furiosos, e claro que eles vão tomar as medidas necessárias para punir o escritor mas sera que irão conseguir? Já que o escritor mora no território japonês que por questões politicas adoram o livro, pode ser complicado para os alemães se livrarem do escritor!

E sera que este livro onde a América ganha a guerra liga todos os personagens?
Quais as consequências na vida deles com a escolha do novo chanceler Alemão?

Para descobrir Se Faz Necessário ler este maravilhoso livro.


PS: O Final deve ser digerido com tempo, analise e cuidado! Não espere um final estilo "Livro feito para vender" e te convido ao ler o final, a imaginar o que é realidade?














2 comentários:

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!