terça-feira, 16 de abril de 2013

Literatura: Argo - Antonio Mendez e Matt Baglio





Título: Argo
Autor: Antonio Mendez e Matt Baglio
Editora: Intrinseca
Páginas: 256
Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem. 

Compre o livro Aqui!

Vocês devem ter percebido que sou um grande Fã da literatura fantástica e de ficção cientifica, porém este livro me chamou atenção exatamente por ser real! ( É claro que o autor por ser um Ex-espião da CIA não revelou nada além do permitido) É fascinante imaginar que essa história realmente aconteceu e só agora ( Em 1997 Antonio Mendez foi liberado pelo presidente e pela CIA a divulgar a história ) podemos realmente saber como foi essa operação tensa e audaciosa, vamos as minhas impressões então!

Diferente do filme ( Estrelado por Ben Affleck e vencedor do oscar como melhor filme), o livro não começa já com a tensão da tomada da embaixada, temos um começo tranquilo mostrando o cotidiano de um agente da CIA especializado em exfiltração, porém neste ínterim temos histórias muito boas relembradas por Tony, como a extração do agente infiltrado no Irã com o codinome de RAPTOR ( Fato ignorado no filme ), já neste ponto temos alguma tensão. 

Na tomada da embaixada podemos sentir realmente a pressão dos "estudantes" iranianos gritando do lado de fora e tentando entrar na embaixada, obrigando os responsáveis pela segurança a agir, porém temendo que ao machucar algum estudante iraniano acabem criando uma revolta sem controle resultando na morte de muitos inocentes, decidem não tomar medidas drásticas e a embaixada acaba sendo tomada, e os diplomatas e funcionários americanos acabam sendo presos e posteriormente torturados sob acusação de serem espiões ( Duvido que todos eram apenas embaixadores).

Para ser sincero o meio do livro é um pouco parado e para mim foi difícil ultrapassar essa parte, porém vale a pena ir até o fim deste trabalho emocionante do ex agente da CIA, que nos mostra um mundo totalmente diferente dos agentes de codinome Bond, onde o glamour e a ostentação dão lugar a criatividade, simplicidade e principalmente discrição.

O que mais gostei foram os momentos de tensão e suspense, a constante incerteza do sigilo dos funcionários do embaixador canadense que poderiam a qualquer momento estragar o esconderijo dos americanos nomeados como "hospedes", o suspense na parte onde os reféns estão no aeroporto de Teerã rodeados de "militares do governo" e o maravilhamento que sentia ao ler tudo isso sabendo que ( nas medidas permitidas pela CIA) tudo aquilo realmente aconteceu, toda tensão, todas situações assustadoras que poderiam terminar com a morte dos seis americanos e a triunfal fuga do Irã, ( isso não é Spoiler! TODO mundo sabe que eles conseguiram fugir afinal este fato histórico ocorreu em 1980 ) que só foi possível pela maestria de Tony Mendez e da ajuda de todos que fizera parte da operação.

Com um final eletrizante e um conteúdo histórico muito consistente e relevante, Argo se torna uma boa pedida tanto como entretenimento, e como conteúdo histórico! Resumindo, Se Faz Necessário!

Antes de assistir o filme recomendo ler o livro, devido ao tempo limitado de filme, muita ação ( Como o caso do RAPTOR ) e base para a história da formação de Tony foram cortados, ou se aparecem só serão percebidas por quem já leu a obra literária devido a sutileza de algumas cenas, como por exemplo a necessidade dos reféns durante a fuga no aeroporto usarem a folha que está presente na bandeira do Canadá em seus paletós e malas de viagem ( Se quer descobrir mais leia o livro! ).

Seguem algumas cenas do filme para instigar sua curiosidade e Boa leitura!



Chegada de Tony Mendez  ao Irã.
Momentos de tensão com documentos falsos.

Ensaio de papeis entre os reféns para a fuga.
Momento de extrema tensão, vi esta cena sentindo literalmente agonia!

E Finalmente o melhor poster do filme!


Se gostaram comentem aqui em baixo, e compartilhem o Se Faz Necessário! Abraços.

Um comentário:

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!