terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Teologia: Expiação e justificação





Assim como disse Wayne Grudem em seu livro teologia sistemática A expiação dos pecados é "A obra que Cristo realizou em sua vida e morte para obter nossa salvação" 
(Teologia sistemática - Atual e exaustiva Pag.; 471)

                           



Entendemos a narrativa que fomos salvos, mas afinal de contas precisávamos ser salvos de que, ou de quem?

Salvos da Ira de Deus! (Vide ira em; Sl 7.11, Rm 1.18, Hc 1.13, Jo 9.31, Sl 5.5, Sl 11.5, Jo 3.36 e Sl 68.21).

 E esse cálice de ira (Lucas 22.42) deveria ser derramado sobre nós, Porem Deus infligiu castigo em seu filho Cristo Jesus, ao invés de derramar sobre nós sua ira, SIM você leu Certo, Deus CASTIGOU (Isaías 53.6 e 53.10) a Cristo e inclusive achou isso bom, por amor a você (e Eu) pobre pecador que merecia o inferno em toda eternidade e totalidade sem essa obra de salvação! 

Ira de Deus, termo não muito utilizado hoje em dia nas igrejas, porém muito importante para o entendimento da expiação de pecados, e ainda mais importante para servir de pano de fundo para a graça de Deus a nos salvar, visto que se entendemos o quanto estávamos errados e o quanto TODOS os seres humanos mereciam o inferno (Rm 3.23) veremos com maior gozo e alegria a graça de Deus que nos salvou, através da expiação e justificação com a vida e morte de Cristo puro e sem pecado para salvar homens impuros (Isaias 64:6) e pecadores (1 jo 1.8).

Afinal; O Que é Expiação?

Em primeiro lugar temos que entender que Deus não precisava nos salvar pois nem aos anjos poupou:

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis.
(Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;
2 Pedro 2:4-9

E que como já foi citado, não merecíamos ser salvos pois, somos pecadores! (Novamente Rm 3.23)

Mas por algum motivo (que não tem nada a ver conosco visto que ainda éramos pecadores quando Deus decidiu nos salvar,Vide Romanos 5.6 ao 11) aprouve a Deus nos salvar! 

Mas se Deus é justo Ele não poderia simplesmente ignorar nossos pecados e nos levar ao paraíso juntamente com Ele e seus anjos certo? E a chave de nossa salvação através da graça é justamente a Expiação juntamente com a justificação! (que trataremos mais tarde) No texto a seguir entendemos mais sobre como a Expiação aconteceu;

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:23-26

Propiciação de acordo com o Novo Dicionário da Bíblia ( vida Nova 3ª Edição ) Significa "Remoção da ira mediante a oferta de um presente" e é o termo para expiação utilizado no Velho testamento.

No antigo testamento, para encobrir algum pecado Deus ordenou que os sacerdotes e sumos sacerdotes sacrificassem animais que retirariam a ira de Deus (Note que o animal não PAGAVA a dívida do pecado, mas ele apenas sanava a ira de Deus), mas o problema deste sacrifício era o fato dele não pagar a dívida do pecado (Hb 10.4) fazendo-se então necessário um sacrifício coerente e que sanasse completamente a dívida! (Hb 9.25 e 26)

Este sacrifício definitivo  e suficiente foi feito através da morte de Cristo na cruz onde nossos pecados foram perdoados, pois Cristo se fez pecado por nós!

 Mas ele mesmo não pecou, obedecendo toda boa ordenança do Pai , 2 Cor 5.21

pagando assim nossa divida enorme contra Deus, divida alias que nunca poderíamos pagar sozinhos!

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 


Colossenses 2:13-14

Justificação

Além de Cristo ter com sua morte perdoado nossos pecados, nos fez justos através de sua vida de obediência aqui na terra.

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 
Romanos 5:18-21

Assim nos tornando justos através de Jesus e não de nós mesmos!

não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 
Filipenses 3:9 pt B

Sendo a glória total de Deus pela nossa salvação, Justiça e fé e não pelas nossas próprias obras ou obediência.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:8-10

E Mais uma vez toda glória de nossa salvação sejam a Cristo e não a nossas próprias obras!

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. 
1 Coríntios 1:30-31

Se já sou salvo então por que obedecer a Bíblia?
 Você não deve obedecer a Deus PRA SER salvo, mas deve obedecer a Deus por que você É SALVO!

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 
Romanos 6:1-13

Amados que nós não usemos a justificação como desculpa para o pecado, pois isso mostra um coração perdido  e que ainda não foi salvo, o verdadeiro remido e justificado busca sempre agradar seu salvador!
Cristo em sua morte, Pagou nossa divida para com Deus!

E em sua vida, nos tornou justos aos olhos do Pai! Isso é expiação, Isso é Justificação Isso é GRAÇA!

2 comentários:

  1. Muito bom *-----* que Deus continue te abençoando Fefo ( ah e que você prossiga atualizando por aqui ta ? kkkkkkkkk ) é sempre bom pessoas dispostas a falar do amor de Deus por nós !

    Parabéns pela nova iniciativa ! Fica na paz,bjaao'

    ResponderExcluir
  2. Thank's a Lot Pri *---* Pode deixar que vou fazer o possível pra sempre estar por aqui;)

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!