terça-feira, 23 de junho de 2015

Diferença entre o historiador e o Antiquário.


Diferença entre o historiador e o Antiquário.


Vou tentar escrever mais sobre história, historiografia e temas atuais (Não estou tão inspirado para poesia haha) espero que gostem ;)


Para Bloch a cabal diferença entre o historiador e o Antiquário é em suma o objeto de estudo e como ele é observado, o "antigo" para o Antiquário,  é interessante pelo simples fato de ser antigo, sem analise, sem contexto, sem diálogo. Já o historiador olha pra este passado e o antigo atribuindo lhe um sentido para o presente, neste dialogo o historiador consegue  " “compreender o presente pelo passado” e, correlativamente, “compreender o passado pelo presente”"[1]  porem neste processo de compreender o passado não devemos ceder a tentação de julgar o passado, como juízes entregando uma sentença, devemos tomar a posição de um cientista, e procurar entender a historia mesmo que isso venha acarretar a destruição de nossas teorias e ideias iniciais, assim como o juiz, o cientista chegara a uma conclusão clara, porém sem fazer a dita sentença, devemos apenas procurar entender os acontecimentos e contextualiza-los. Entretanto isto não quer dizer que o historiador é um ser imparcial, desnudo de seu próprio modo de ver o mundo e seu presente (que é usado para contextualizar o passado), quer dizer apenas que o historiador enquanto ser não deve sobrepor suas fontes. 
Sendo assim, para conciliar sua humanidade com a premissa de não julgar o historiador deve buscar compreender! Não podemos dizer que não é difícil a tarefa de tentar conciliar estas duas, sim é difícil, mas a busca por conhecer, e isto, se utilizando das fontes e não de nossas paixões e julgamentos deve nortear o historiador a entender o homem, e este, em seu tempo.






  [1] BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 p 25

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!