quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Literatura: Mestre Gil de Ham - J.R.R. Tolkien


Título: Mestre Gil de Ham
Autor: J.R.R. Tolkien
Publicado em 1949, com o título "Farmer Giles of Ham".
No Brasil, o livro foi lançado pela Martins Fontes.
lustrado por: Pauline Baynes (a mesma que fez as ilustrações de As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis).

a História

Primeiramente devo dizer! Que texto gostoso e divertido de se ler, Tolkien conhecido por seus vastos textos descritivos em Senhor dos Anéis, em "Farmer Giles of Ham" ou "Mestre Gil de Ham" descreve de forma fluida e simples a história de Gil um fazendeiro de Ham ( "Aldeia" no inglês antigo ) que avisado por Garm seu cachorro medroso e falante ( sim o cão fala e é simplesmente hilário!)  tem que defender sua plantação de um gigante, e  acaba entrando em uma jornada aonde ira encontrar o Dragão Chrysophylax Dives ( Egoísta porém simpático ao meu ver)  e terá que defender seu vilarejo desta ameaça voadora, porém não poderia faze-lo desarmado correto? então ele usa a lendária espada Caudimordax que significa Morde-cauda ( Pois o rei apreciava a iguaria de cauda de dragão cozida), espada que já dantes passara pela mão de um lendário cavaleiro do Rei chamado Bellomarius!

Linguagem

Tolkien é conhecido por sua paixão pelas linguás,  que o fez criar a língua dos elfos em senhor dos Anéis, e esse amor pelas palavras fica notável em Mestre Gil de Ham, visto que o nome completo de Gil é cômica e importante para história ao mesmo tempo!
A história em si começa simples quase como que um "conto de fadas" e vai evoluindo de uma maneira muito divertida e incoerente ( propositalmente para criar situações engraçadas ) porém sem perder a fluides e
graça do texto.

As Personagens ( Personagem é uma palavra feminina gente por isso o "As" )

Quanto as personagens me atrevo a dizer que amei a TODOS! coisa muito difícil para mim que tenho a mania de deixar que meus valores morais interfiram no modo que eu vejo as personagens de uma forma muito intensa, Mas retornemos aos heróis e "vilões" da terra média!

Gil é pacato mas um tanto quanto corajoso se é que posso dizer!
Homem simples do campo porém com disposição para enfrentar grandes batalhas! Ou simplesmente fugir de pequenos intempéries!

Garm é meu personagem favorito depois do dragão! ele é medroso, tagarela e nunca aparece na história sem te tirar um sorriso pela forma como chega ou sai de cena, de fato toda confusão com o gigante é culpa dele, logo toda a história gira em torno deste momento hilário em que Garm encontra o gigante e convence seu dono a ir defender sua fazenda.

Chrysophylax Dives é o Dragão que toda história medieval NUNCA citaria! Ele é egoísta e as vezes covarde ao ponto de eu ter sentido pena dele! Porém quando esta determinado a lutar e acha que vale a pena arriscar sua pele (ou escamas) é um Dragão muito poderoso e competente em devorar de vacas até vilarejos!
Gostei da relação que Tolkien criou contra ele e seu "rival" Gil, algo diferente de "mocinhos e bandidos"! Mas não posso falar muito desta parte pois creio que seja uma cereja no bolo do livro, tanto na parte cômica como no desenvolvimento da trama em Si.

Rei Augustus Bonifacius Ambrosius Aurelianus Antonius Pius et Magnificus! (Os nomes deste livro são muito divertidos quando seus significados são explicados) é o Rei que entrega a Gil a famosa Morde-Caudas, não posso falar muito sobre ele também, porem posso adiantar que um Rei Bravo e indefeso é muito engraçado!

Existem outros personagens menores porém divertidos e fascinantes como o Gigante do começo da história que fecha o livro de um modo que me faz dar risada até agora, tem a espada morde-caudas que por ter vontade própria pode ser considerada uma personagem ainda que ela não se comunique, A Égua que Gil usa como montaria também é muito simpática e me deu algumas risadas! Fora os moradores de Ham que também tem seus momentos.


Em resumo eu indico a leitura desta obra maravilhosa e fácil de ler! Se você não está acostumado em ler livros enormes ou de linguagem complexa, te recomendo esta obra de Tolkien e também a já citada "Crônicas de Aedyn" que emprestei ao Gecerlande ( sim o nome dele parece sair da terra média ) um colega de trabalho que nunca teve o hábito de ler e achou muito simples e divertida a aventura de ler as crônicas de Aedyn!

Espero que gostem da resenha , não esqueçam de comentar e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!