terça-feira, 26 de março de 2013

Sou um individuo profissional ou apenas um profissional?


Sou um individuo profissional ou apenas um profissional?

Ontem como vocês devem se lembrar escrevi um post falando sobre a dificuldade do jovem de conseguir decodificar informação  e a influencia que a educação ( em partes moldada pelo positivismo de Durkheim ) teve sobre as nossas 2 últimas gerações, e em como o sujeito foi ensinado a ser apenas útil para o mercado, e não produtivo de modo pensante.

Ao chegar à empresa hoje eu percebi que meu papel de parede ( O logo da empresa com meu nome em baixo, eu mesmo fiz este wallpaper) havia sido trocado por um genérico do Windows, e logo após trocado novamente por uma imagem que continha apenas o logo da empresa, conversando com o rapaz do TI, ele me disse a seguinte frase " O pessoal aqui quer colocar foto do filho, isso é um absurdo, os computadores são da empresa e não pessoais!", não vou ser um anarquista aqui e problematizar o fato dos computadores não serem pessoais, porém o que me chamou a atenção foi a intensa necessidade de se tirar qualquer individualidade dos funcionários, como que expurgando qualquer personalidade deixando apenas o "profissionalismo" e isso me lembra a famosa ( porém infeliz ) frase de Comte “ninguém possui o direito senão de cumprir sempre o seu dever”!

Mais uma vez quero deixar claro, com certeza propriedade privada da empresa deve ser tratada e utilizada de acordo com as vontades e desejos da diretoria, porém a preocupação com esse pequeno e insignificante detalhe é que me assusta.

Impressionante o zelo que se tem e tirar a parte individual dos funcionários, como se fossemos robôs prontos a servir a nossos mestres sem nenhum pensamento próprio ou personalidade, neste mesmo pensamento peço que assistam esse desenho animado da década de 60 que ira te dar uma dimensão de como parecemos "Bons homens" só se decapitamos nosso âmago intelectual.

Desenho "O urso que não era"  Clique aqui :)

Não sejam anarquistas! Obedeçam a seus chefes como mandam as escrituras,(Efésios 6:5-8) porém não custa nada de vez em sempre observar o mundo ao seu redor e tentar entender a profundidade de pequenas ações e problematizá-las.

Pessoal fiquem ligados nos links que costumo colocar escondidos nos textos para explicar assuntos mais complexos! Neste post por exemplo temos alguns, no nome do Durkheim e na citação de Efésios!

Fiquem na paz!

2 comentários:

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!