sexta-feira, 29 de março de 2013

O Chamado de Cthulhu - H. P. Lovecraft



“Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn“
" Em sua morada em R'yleh, o morto Cthulhu espera sonhando"

Sim pessoas, finalmente eu li um conto do famoso H. P. Lovecraft!

Li o Chamado de Cthulhu escrito em 1926 pelo autor ao meu ver de contos de "terror psicológico" em seu mais intenso sentido! E por que digo isso? Pois é você que cria o monstro!

Um breve resumo da trama:

Um jovem retoma os estudos do seu tio avô George Gamell Angell, professor da universidade de Brown, que morreu de uma em um acidente misterioso.
Em meio aos estudos de seu avô, o jovem encontra relatos ( escondidos ) estranhíssimos sobre o culto a um deus misterioso chamado Cthulhu que está adormecido em sua cidade R’lyeh, como um bom estudante curioso o jovem se sente instigado a estudar esta história mais a fundo, já que nenhum renomado mestre ou professor da universidade conhece este misterioso culto.
Com um olhar inicialmente cético o jovem sai viajando e encontrando relatos de diferentes p-essoas conexos, porém percebe que todos que sabem demais sobre o culto á Cthulhu acabam morrendo de forma "ocasional", porém os fatos vão levando o jovem a se distanciar do ceticismo, e flertar com o medo do desconhecido e já plausível Cthulhu.

Além desta premissa super interessante e misteriosa, o que me chamou a atenção neste conto maravilhoso foi a agonia! Sim você leu certo, você sente uma agonia crescente por não conhecer mais sobre Cthulhu e sua cidade de R’lyeh que são SIM descritos mas como eu comentei no começo do texto, a descrição é mínima para te instigar a criar o ser Cthulhu e a cidade R’lyeh em sua mente, e isso faz a diferença no terror!

Eu recomendo este conto para aqueles fãs de terror e também de suspense  e olha que estes não são meus estilos favoritos, porém o mistério que gera agonia ao redor do desconhecido merecem um tempinho de leitura.

Se vocês pesquisarem verão que o autor H. P. Lovecraft era amigo ( através de cartas ) de Robert E. Howard criador de Conan o Bárbaro, que por sinal também escrevia histórias curtas, e dizem que a história A Torre do Elefante ( uma das mais famosas de revista do Conan ) foi inspirada nos contos de Lovecraft.

Comentem :)


Cthulhu em R'yleh (Ponto de vista de um leitor, já que o ser e a cidade não tem forma oficial)

Um comentário:

  1. Super legal. Já li esse conto e é bem bacana, decidi depois de ler que o leria de novo, dessa vez de forma mais direta porque a leitura dele é um pouco difícil... Talvez porque como comentado em um documentário sobre o Lovecraft, ele muitos adjetivos e sua escrita está impregnada do "estilo britânico" de escrever, digamos assim!
    Essa é a cidade mais assutadora de todas, para mim. É quase impossível também, imaginá-la enquanto você lê porque realmente é algo bem louco, no mínimo!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!