quarta-feira, 13 de março de 2013

A leitura digital e os contos.


"De Machado de Assis a Julio Cortázar, a literatura de contos era uma modalidade bem-sucedida. Na verdade era o sucesso do início da indústria cultural. A revista Weird Tales, que ainda existe, lançou escritores como Robert Erwin Howard – autor das crônicas de Conan, o Bárbaro. O texano só escreveu um livro sobre o guerreiro cimério (“A Hora do Dragão”) – ainda assim, em formato de contos – e dezenas de short stories. Musashi, best-seller de Eiji Yoshikawa, foi publicado em 1013 episódios no jornal Asahi Shimbun."

Fonte: Revolução Ebook






Fico feliz com o tema abordado! Pois como vocês bem sabem tenho me interessado pela profunda imersão que um conto pode te levar, e exatamente nessa "Vibe"  vi o texto maravilhoso do Eber Freitas e confesso que fiquei feliz de fazer parte deste crescimento ( ou seria retorno? ) da cultura de contos no mercado brasileiro!!


Mas afinal o que é um conto? de acordo com o InfoEscola um conto é:

- É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.
- A linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagem ou de expressões com pluralidade de sentidos.
- Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho.
- Envolve poucas personagens, e as que existem se movimentam em torno de uma única ação.
- As ações se passam em um só espaço, constituem um só eixo temático e um só conflito.
- A habilidade com as palavras é muito importante, principalmente para se utilizar de alusões ou sugestões, frequentemente presentes nesse tipo de texto

Ainda que eu ache que um conto  pode sim se passar em um tempo de extensão mais longo ( Claro que exige um trabalho mais minucioso ) achei essa definição do Info escola ótima!

Mas o que tudo isso tem a ver com a leitura digital?


Estamos sempre correndo, atrasados e atarefados! O que menos temos é tempo para nos dedicar a atividades que exijam dedicação e um tempo especial para poderem ser executadas, e junto com tudo isso veio a necessidade de se"minimizar" o tempo de algumas atividades, para podermos ser mais produtivos, e isso inclui o tempo de leitura!
É ai que entra seu Smartphone , tablet , Iphone, Ipad, Kobo, Kindle e tantos outros aparatos tecnológicos sem os quais não vivemos ( ou assim queremos acreditar ), pois dentro deste aparelhinho que tem o mundo inteiro pra você dar uma conferida na fila do banco, se encontram os Ebooks, Ou para os menos chegados livros digitais!
Eu por exemplo tenho em média 1500 arquivos de livros digitais dentro do meu celular e tablet, ocupando míseros 1,75 gigabytes ( E esse espaço seria menor se eu não tivesse tantos livros em PDF que é o formato "meia boca" dos ebooks ), você leitor pode pensar:
- Mas isto é perfeito agora todos poderão ler vários e vários livros no conforto de uma tela de 4 ou 7 polegadas!

Porém como nem tudo são flores, temos a já citada questão do Tempo!
E é AI meu queridos que entram os contos no mundo digital! A Perfeita união entre portabilidade e conteúdo compacto de qualidade, pois ao meu ver os contos e a leitura digital foram feitos um para o outro, já que fica muito mais difícil publicar um único conto em um livro físico, ( ainda que algumas revistas sejam especializadas em reunir contos, porém estou falando de um único conto ser publicado ) sendo esse justamente o ponto forte da mídia digital de leitura; a portabilidade e conforto para efetuar a compra ou download de forma "comunista alternativa ao modo comum socialmente aceito" ( Leia-se pirataria kkkk )  transformando assim os dois "incompreendidos" da literatura em amantes em furor de paixão!.........
 Tá bom vai exagerei na licença poética, mas o que quis dizer é que em suas "fraquezas" (pra mim seriam mais particularidades ) o conto e o ebook são uma perfeita combinação!

Comentem ;)



0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Seu comentário é muito importante!